Fatores naturais que prejudicam seu cabelo!

Que a gente adora colocar a cara no sol e jogar o cabelo é um fato, mas você sabia que até a água pode ser prejudicial para os seus fios? Não só a chapinha e o secador são os vilões nessa história, existem muitos hábitos que você nem sabia que estava danificando os seus fios (que são lindos, por sinal). Para você ficar atenta e fugir dessas ciladas preparamos um texto daqueles, cheio de conteúdo e dicas incríveis, vem com a gente!

Vamos começar entendendo que são formados por três camadas, são elas a cutícula – camada externa, córtex – camada intermediária e a medula – camada central, para as madeixas ficarem bonitas e saudáveis, essas três camadas devem ter atendidas suas necessidades específicas. Lembrando que o cabelo afro tem necessidades ainda maiores do que o liso devido à ondulação.

Caso não sejam bem cuidados, os cabelos podem demonstrar sinais de deterioração e enfraquecimento desde a raiz até as pontas, mas chega de enrolação, né mana? Vamos investigar todos os fatores que podem prejudicar o nosso cabelo!

Entre os fatores externos mais prejudiciais as madeixas estão o sol e consequentemente o calor, o sol porque ele faz com que os fios percam a cor, brilho, hidratação, maciez, e  tudo isso porque os raios são capazes de danificar a cutícula dos fios.Não é à toa que várias marcas têm investido em produtos com protetor solar, mesmo que você não esteja na praia, dê a vez para produtos com filtro solar.

O calor causado por alguns aparelhos também são bem prejudiciais também danificando a cutícula, entre esses vilões que dificilmente abrimos mão estão: o secador e a chapinha que além de danificar a cutícula pelo calor ainda prejudica a elasticidade e diminui o brilho.

Fazer uso frequente de fixadores e/ou tinturas e produtos químicos mais fortes como alisamentos, escovas inteligentes, progressivas,… pode deixar diferente a estrutura dos fios causando danos que só serão completamente restaurados após algum tempo e muitos cortes.

Por isso assumir os cachos é tão mara!

Muitas pensam que escovar os fios várias vezes ao dia é algo bom, afinal ficam lisinhos, sem um nó sequer, mas esse hábito também trás consequência, e no caso é o enfraquecimento dos fios, sendo assim, duas ou três vezes ao dia é o suficiente. Nada de fazer a rapunzel e passar o dia inteiro escovando os fios.

Lavar as madeixas diariamente não faz mal. Acontece que dependendo do tipo de fio também não é tão legal assim. Se seu cabelo já tem pouca oleosidade natural, caso lave todos os dias pode eliminar ainda mais deixando seus fios secos e opacos.

E usar acessórios nos cabelos pode causar algum dano?  Sabemos que tudo em excesso faz mal, se você usa um rabo de cavalo vez ou outra, por exemplo, ou um acessório que te agrade, não terá problemas, mas se prender seus fios repuxando-os muito sempre, pode estimular a queda, deixá-los quebradiços e sem brilho.

E sempre que for tomar banho e não quiser molhar o cabelo já sabe que pode contar a nossa Touca maravilhosa, que protege os fios e ainda tem um material ecologicamente correto por um consumo consciente e um mundo mais sustentável.

Curtiu as dicas? Continue nos acompanhando e posta aquela fotinho linda usando a hashtag #Daminhacor para vermos o seu cabelo e darmos aquele like.

Até o próximo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *